RISCOS DA PRESSÃO ALTA
Infelizmente , a pressão alta (hipertensão) , muitas vezes só demonstra sintomas quando já está em níveis de risco para sua saúde. A hipertensão pode ter várias causas diferentes , que devem ser investigadas por um médico para adequar o melhor tratamento para cada caso.
Alguns vilões que podem colaborar para aumento de pressão são:
- fumo
- consumo de álcool
- obesidade
- excesso de sal na dieta
- aumento de colesterol
- falta de atividade física
- diabetes
- insônia
- outros
Sua pressão pode estar aumentando sem que você sequer perceba, mas alguns sintomas podem estar relacionados, como;
- dor no peito
- tonturas
- zumbido nos ouvidos
- fraqueza
- visão turva
Não deixe de fazer uma avaliação anual com seu cardiologista para avaliar sua saúde e prevenir os riscos de uma doença que tem tratamento.
FALANDO DE SOBREPESO E OBESIDADE …
Antes de iniciar dietas radicais , tente lembrar que o sucesso de qualquer tratamento é o EQUILÍBRIO e a PACIÊNCIA.
Como cada organismo se comporta de forma individual e não podemos negligenciar fatores que podem estar contribuindo diretamente para o ganho de peso.
Sedentarismo, alterações da tireóide, herança genética, estresse, entre outros.
A avaliação do endocrinologista é fundamental , pois através de seus hábitos e exames , você será diagnosticado e orientado para que seu tratamento tenha tudo para dar certo!
PLÁSTICA E SAÚDE
O excesso de pele das pálpebras que causam aspecto de cansaço e começam a projetar bolsas sob os olhos , podem ser corrigidas com uma cirurgia chamada Blefaroplastia.
A técnica costuma durar de 45 minutos à uma hora e meia no máximo.
A anestesia local acompanhada de sedação é o tipo de anestesia normalmente usada.
Esta técnica pode ser feita associada à cirurgia de correção do nariz (rinoplastia) e lifting facial .
A recuperação é relativamente rápida , com cicatrização em média de 30 dias. Compressas frias e uso de óculos nos primeiros dias são de grande benefício .
Doenças como diabetes , problemas cardiológico e hipertensão tem que estar controladas para que se possa realizar a cirurgia plástica , portanto seu médico pedirá uma avaliação prévia.
TESTES ALÉRGICOS:
No nosso dia a dia , ingerimos, inalamos e manipulamos inúmeras substâncias diferentes.
Quando surge uma alergia em nosso organismo seja ela através de coceiras e vergões na pele, problemas respiratórios ou alterações intestinais, começa uma verdadeira busca para descobrir o que pode estar causando isso. Os sintomas passam a ser insuportáveis e limitar nossas atividades diárias. E mesmo quem nunca teve alergia na infância , pode desenvolver ao longo da vida e começar a manifestar sintomas.
A solução pode estar mais próxima que você imagina . E muitas vezes achamos que é apenas uma determinada coisa ou alimento que está nos causando a alergia, quando na verdade pode ser diversas substâncias ao mesmo tempo.
O especialista em alergia já na primeira consulta consegue verificar seus hábitos e determinar os exames específicos . Sendo que alguns exames como teste de contato já são realizados pelo próprio médico no consultório.
ENTENDA A OSTEOSPOROSE :
Osteoporose é uma doença óssea que deixa os ossos frágeis e mais susceptíveis a fraturas. É uma doença comum, que acomete 1/3 das mulheres de 60 a 70 anos e 2/3 das mulheres com mais de 80 anos.
É uma doença silenciosa, assintomática até que ocorram as fraturas. Os principais locais de fratura são: punho, úmero (braço), coluna vertebral, costelas e principalmente, colo do fêmur.
Essa não é uma doença só de mulheres, pode ocorrer em ambos os sexos, sendo mais comum em mulheres brancas, magras, após a menopausa, maiores de 65 anos, que não consomem leite e derivados adequadamente e abusam de cigarro e café.
O diagnóstico e seguimento do tratamento são feitos pela densitometria óssea.
Para evitar a osteoporose, é essencial ter uma dieta com boa ingestão de cálcio (leite e derivados 2-3x aodia), exposição ao sol de pelo menos 15 minutos ao dia, e atividade física regular, desde a infância até a terceira idade. O tratamento também depende de 3 fatores, mas frequentemente é necessário associar o uso de medicamentos específicos.
Além do tratamento medicamentoso e dietético da osteoporose, é importantíssimo evitar as quedas. Exercícios para o equilíbrio, fortalecimento muscular, uso de apoios como bengalas e correção de déficit visuais diminuem o risco de cair.